O marketing digital cresceu a passos largos nos últimos anos. Hoje praticamente toda empresa tem ao menos uma página em uma rede social. Isso porque, estar fora da internet pode colocar em xeque a existência da sua empresa. Nesse sentido, para ganhar visibilidade em meio a tantos concorrentes em ambiente digital é necessário investir em marketing digital. No entanto, com tantos profissionais de marketing vendendo fórmulas milagrosas para lucrar mais, vamos te contar 5 segredos sobre o marketing digital para que você não perca tempo com falsas promessas.
Quantas vezes você já se deparou com propostas extremamente tentadoras na internet? Daquelas que dizem que você ganhará milhares de seguidores, ou que irá melhorar muito seus resultados em poucos meses e com baixo investimento em marketing digital? Pois é! Isso está cada dia mais comum.
No entanto, basta se informar um pouco para saber que o marketing digital não faz milagres. É claro que ele é a ferramenta mais importante para atingir os objetivos da sua empresa, no entanto existem muitas variáveis, como budget, tamanho da equipe de marketing, qualificação da equipe, capacidade de atendimento, base de clientes, etc. Portanto, cuidado com os gurus da internet que oferecem fórmulas mágicas sem conhecer a realidade da sua empresa.
É claro que essa é uma parte muito importante para conseguir tráfego pago. Porém, de nada adianta investir boa parte do seu orçamento em Ads sem um bom planejamento estratégico.
Isso quer dizer que para alimentar as ferramentas de anúncio, é necessário ter informações qualificadas, vindas de um amplo estudo de mercado e do microambiente empresarial. Nesse sentido, é necessário ter profissionais de marketing que possam criar todo o planejamento estratégico das campanhas antes de sair criando anúncios sem foco bem definido.
A internet é um ambiente extremamente veloz. Isso cria uma tendência de acreditar que o marketing digital traz resultados também em um curto espaço de tempo, o que não é verdade. É claro que com um alto investimento em campanhas pagas é possível falar em resultados mais rápidos, porém há dois problemas nisso: Primeiro que a maioria das empresas não tem essa disponibilidade de capital para investir; e segundo que trabalhar apenas com mídia paga é uma estratégia que não se sustenta no longo prazo, já que seu alicerce é também o tráfego orgânico e o copywritting.
Assim, o mais importante é investir de uma maneira saudável em ações coordenadas, com uma boa equipe de marketing, para ter fortes canais de comunicação com o público e se tornar relevante. E isso leva tempo.
Quando uma empresa não atinge os resultados esperados, muitos podem pensar que faltou investimento em marketing digital. Este é um erro muito comum. No entanto, quando uma empresa não vai bem, focar seus últimos esforços em marketing digital pode comprometer seu negócio. O marketing digital é uma ferramenta excelente para levar sua marca até os clientes, porém em períodos de crise interna é necessário observar onde está falhando internamente antes de buscar mais clientes.
Isso porque, de nada adianta chegarem mais algumas dezenas de clientes se dentro do seu negócio você não possui boa capacidade de entrega, ou às vezes pode não ter uma boa gestão de estoque, uma estrutura ruim… Enfim, os problemas são inúmeros! Então é preciso resolver crises e conflitos internos antes de brigar por uma maior fatia de mercado.
Mesmo que o gestor não seja da área, é vital conhecer ao menos os fundamentos do marketing digital para não cair em falsas promessas. O conhecimento também ajuda a tomar boas decisões e a contratar equipes eficientes na gestão do marketing digital.
Então se você está buscando soluções eficientes em marketing digital para a sua empresa, convidamos você a conhecer o trabalho da Linkideia. Solicite um orçamento digital com a nossa equipe e veja como nosso trabalho de marketing digital pode melhorar os resultados da sua empresa.